sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Operação Miqueias

    Esse é o nome da operação realizada pela polícia federal brasileira para investigar quadrilhas de colarinho branco e farda preta acusados de lavagem de dinheiro e, pasme se puder, má gestão do bem público.

 Os números são assustadores: 75 mandados de busca, 22 prisões temporárias envolvendo 11 estados (chocante), saques totalizando 300 milhões de reais em menos de 2 anos.
 Claro que não há novidade: congressistas corruptos mancomunados com policiais oportunistas sempre dá nisso, e infelizmente, nós brasileiros, já não nos espantamos tanto assim.
 Uma coisa, porém, apesar dessa sujeira corriqueira toda, me chamou a atenção. O jornalista Alexandre Garcia, em seu editorial apresentado no Bom Dia Brasil (20/09/13), fez questão de destacar o nome dado a essa investigação: “Operação Miqueias”. Ele não se esquivou de explicar o porquê desse nome ter sido escolhido, e qual não foi minha surpresa ao saber que o motivo tinha a ver com denúncias datadas há mais de 2500 anos. Se você pensou que isso tem algo a ver com a Bíblia, acertou. O nome foi escolhido por causa do profeta Miqueias, um homem convocado pelo próprio Deus justamente para trazer à tona as vergonhosas ações dos governantes de sua época.  

 Algumas constatações gritam diante do quadro:
1.      A corrupção é intrínseca ao ser humano.
2.     Só é possível combatê-la na presença de absolutos.
3.      A verdade só tem uma fonte: Deus.

 Sim. O relativismo espanou. A pós-modernidade está com seus dias contados. O discurso politicamente correto de que todos os seres vivos são iguais está sucumbindo ao inconformismo de ver seres humanos serem tratados como gado. Vide estações de trem, seca no sertão, 60 municípios de um mesmo estado sem maternidade. O Brasil abraçou com tanta força essa cosmovisão mundana e promiscua de que cada um tem a sua própria verdade que braços e pernas se fraturaram, tendões se romperam.
 Mais uma vez a voz que clama em meio ao árido deserto diz: “a verdade vos libertará”. Só é preciso encontrá-la. Uma pista? “Disse Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário